terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Receita de tapioca

Tapioca. Provavelmente você já ouviu falar dessa iguaria tipicamente brasileira. Se você ainda não experimentou, já passou da hora de provar. De origem indígena tupi-guarani, a tapioca é feita com a fécula extraída da mandioca (ou aipim ou macaxeira, depende da região em que você se encontra), também conhecida como goma da tapioca, polvilho, goma seca, polvilho doce ou fécula. Esta, ao ser espalhada numa chapa ou frigideira aquecida, coagula-se e vira um tipo de panqueca ou crepe seco, em forma de meia-lua (ou disco, como em algumas regiões). Os recheios darão um toque especial à tapioca e variam de acordo com o gosto e a região onde a tapioca é consumida. Eles podem ser apenas com manteiga ou com coco fresco ralado, leite condensado, queijo, banana, chocolate, carne-de-sol, morango com chocolate e goiabada com queijo e outras.
Todos os dias, no café da manhã do Ritz Lagoa da Anta, uma profissional faz tapiocas de diversos sabores - doces e salgadas - na hora. Bem fresquinhas e sabororosas, elas encantam os hóspedes. 


Vamos te ensinar a receita mais tradicional da região nordestina: a tapioca de carne de sol, ou carne seca com queijo.


Ingredientes para a massa:
1 quilo de fécula de mandioca ou polvilho doce;
2 litros de água;
Ingredientes para o recheio:
½ quilo de carne de sol já dessalgada, cozida e desfiada;
½  (chá) de manteiga de garrafa ou manteiga tradicional;
250 gramas de queijo mussarela;
1 cebola média picadinha;
Salsa picadinha a gosto.
Preparo da massa:
Deixar a fécula de mandioca de molho por duas horas. Tirar a água, quebrar em pedaços e deixar secar em cima de um pano branco por duas horas. Passar na peneira. Levar ao fogo uma frigideira de ferro ou anti-aderente sem untar. Conserve a chama baixa. Colocar a massa na frigideira com uma colher alisando-a para ficar bem macia, por cerca de 3 minutos.
Preparo do recheio:
Numa panela, refogar a carne de sol na manteiga. Juntar a cebola e a salsa, misturar bem e reservar. Rechear a tapioca primeiro com queijo mussarela e, quando estiver derretido, juntar a carne de sol. Dobre e sirva quente.


Depois nos conte o que achou. A gente tem certeza que você vai adorar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário